quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ARIARATES IX EUSEBES FILOPÁTOR (101 - 89 a.C.)

Moeda com a efígie de Ariarates IX


Quando do assassinato de Ariarates VII, Ariarates IX foi estabelecido rei da Capadócia por seu pai, Mitrídates VI, rei do Ponto, quando ele tinha oito anos. Esteve sob a regência do Górdio, nobre capadócio que assassinara ao rei Ariarates VI. Os nobres capadócios que hostilizavam Mitrídates e seu rei fantoche, mandaram chamar da Ásia a Ariarates VIII, irmão do rei assassinado, para assumir o trono da Capadócia, mas Mitrídates o expulsou. O jovem pretendente morreu pouco tempo depois extinguindo-se com ele a dinastia os Ariarátidas descendente de Datames. Inconformados, os nobres capadócios elegeram como rei ao nobre Ariobarzanes e enviaram uma embaixada a Roma para confirmá-lo e apoiá-lo. O Senado romano parece ter sugerido que o reino da Capadócia se converte-se em uma república, mas os capadócios entendiam que apenas um rei poderia garantir a estabilidade. Enquanto isso, Mitrídates perante aos romanos alegou que seu filho era descendente de linhagem materna de Ariarates VI, e portanto, herdeiro legítimo do trono capadócio.
O Senado romano deu a permissão para o povo da Capadócia, governar a si mesmo na forma como eles livremente escolhessem. Ariobarzanes foi reconhecido como o rei legítimo. Mas Mitrídates VI, inconformado, lutou com a ajuda do rei Tigranes da Armênia e expulsou Ariobarzanes do país, e foi novamente proclamado seu filho como Rei Ariarates IX (c. 94 a.C.), mas em 92 Ariobarzanes foi restaurado pelo general romano Lúcio Sila. Em 88, Mitrídates ocupa o país e reestabelece seu filho, mas no ano seguinte, proclamou a anexação da Capadócia ao reino do Ponto.
Em 87, Ariarates IX morre lutando por seu pai na Tessália durante a Primeira Guerra de Mitrídates contra Roma (88-84 a.C.). Abaixo, a expansão do reino do Ponto sobre a Anatólia.



FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ariarathes_IX_of_Cappadocia
http://ca.wikipedia.org/wiki/Ariarates_IX
http://www.asiaminorcoins.com/gallery/displayimage.php?album=288&pos=15

Nenhum comentário:

Postar um comentário